QuemSomos

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012. A empresa atende a cerca de 564 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto.

Faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em cinco estados brasileiros através de 18 operações, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

investimentos

As obras de saneamento básico são essenciais e necessárias para garantir mais saúde, qualidade de vida e a conservação do meio ambiente. Na capital do Mato Grosso, elas estão mudando a paisagem e a rotina urbana a fim transformar a cidade. Além disso, o investimento histórico da Águas Cuiabá coloca a capital na dianteira das melhorias de saneamento no Brasil.

Serão R$ 1,2 bilhão de investimentos até 2024, destinados para a implantação de novas redes de coleta de esgoto, adutoras, reservatórios, revitalização de estruturas e construção de estações de tratamento de água e esgoto (ETAs e ETEs), entre outros avanços importantes para a qualidade de vida dos moradores de Cuiabá.

A primeira etapa do plano de investimentos em saneamento, intitulado Projeto Águas Cuiabá 300, está estabelecida em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público de Mato Grosso. É compromisso selado e já em andamento, em prol da comunidade.

Acompanhe conosco o panorama das obras e saiba mais sobre essa verdadeira transformação promovida pelo saneamento da cidade.

conheça os sistemas

Sistema de Esgoto

SISTEMA ETE DOM AQUINO

O Sistema Dom Aquino atende hoje a 48,5 mil pessoas. Ao final das obras prioritárias ele contará com aproximadamente 297 quilômetros de redes coletoras, 11 estações elevatórias e uma estação de tratamento com capacidade de tratar 350 litros de esgoto por segundo, um avanço que será capaz de atender a 179 mil cuiabanos. O efluente tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino é devolvido ao Rio Cuiabá, respeitando todos os padrões regulatórios.

SISTEMA ETE TIJUCAL

O Sistema Tijucal atende a 16 bairros da cidade, um total de 31 mil pessoas. Ao final das obras em andamento, que totalizarão o investimento de R$ 81,7 milhões, o Sistema Tijucal terá 515 quilômetros de redes coletoras, 23 estações elevatórias e uma estação de tratamento apta a tratar 250 litros de esgoto por segundo. Serão 1100 mil moradores com acesso ao tratamento de esgoto. O efluente tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijucal é devolvido ao Rio Coxipó, respeitando todos os padrões regulatórios.

Sistema de Água

SISTEMA RIBEIRÃO DO LIPA

O Sistema Ribeirão do Lipa de Abastecimento de Água é composto por uma unidade de captação que fica instalada no Rio Cuiabá. O sistema também conta com três reservatórios capaz de armazenar de 9,9 milhões de litros, em uma rede com aproximadamente 264 quilômetros, aproximadamente 41 quilômetros de adutoras e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) apta a tratar 750 litros de água por segundo.

SISTEMA ETA SUL

O Sistema Sul de Abastecimento de Água é composto por uma unidade de captação instalada no Rio Cuiabá. Além disso, o sistema possui quatro reservatórios com capacidade total de armazenar 18 milhões de litros de água, 36 quilômetros de adutoras e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que trata 750 litros de água por segundo.

acompanhe em tempo real

Veja no mapa os bairros onde as equipes de trabalho da Águas Cuiabá estão atuando neste momento para melhorar o saneamento da cidade.

Últimas notícias

sustentabilidade

Com o objetivo de melhorar a vida da sociedade e conservar o meio ambiente por meio dos serviços prestados, entendemos que a sustentabilidade é um compromisso empresarial e um fator inseparável do nosso negócio, que possibilita transformar a vida dos cidadãos.

Nossas obras são executadas a partir de quatro pilares: a Segurança Hídrica, a Eficiência na Produção e na Distribuição de Água, a Responsabilidade na Coleta e no Tratamento de Esgoto e o Respeito às Pessoas.

Portanto, seguem rigorosas diretrizes de qualidade e segurança, garantindo a integridade dos nossos colaboradores e fornecedores e respeitando a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, a destinação correta de resíduos e o uso racional de água e de energia elétrica.

Em casos de de dúvidas e/ou irregularidades, fale conosco por meio de nossos canais de atendimento: