Osmar Cabral ganha novas redes de esgoto

Localizado na região sul da capital mato-grossense, o bairro Osmar Cabral, um dos mais populosos da cidade, inicia o ano de 2020 com novas perspectivas de saúde e qualidade de vida. A localidade ganhará, até o final de fevereiro, 7 mil metros (extensão) de redes de esgotamento sanitário. As obras estão em curso e proporcionarão condições da Águas Cuiabá de coletar e tratar, por dia, 375 m³ de esgoto doméstico produzido na região. A medida vai beneficiar mais de 3600 pessoas.


Os trabalhos fazem parte do plano de ampliação da cobertura de esgotamento sanitário do município. “Cuiabá conta, hoje, com 61% de cobertura de esgoto. O ano de 2020 também é dedicado à expansão deste serviço, com obras começando pelo Osmar Cabral e seguindo agenda de instalações de redes, ao longo dos meses, por outros 26 bairros”, observa o diretor executivo, William Figueiredo.


Além de implantar novas redes em pontos até então não contemplados com o serviço de esgotamento sanitário, a Águas Cuiabá realiza, também no Osmar Cabral, substituição de redes já existentes, modernizando as estruturas. O investimento é feito em observância ao contrato firmado com o poder concedente (Prefeitura de Cuiabá) e as obras ocorrem mediante acompanhamento do órgão regulador (Arsec) e do Ministério Público (MPE/MT).


A instalação das redes trará benefícios à saúde e mais qualidade de vida à comunidade. Além disso, a coleta diária dos resíduos oportuniza o desenvolvimento sustentável do município, bem como a preservação do solo, dos córregos e dos rios Coxipó e Cuiabá.


Sistema Tijucal – O bairro Osmar Cabral integra as localidades atendidas pelo Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Tijucal que recebeu, desde 2017, o investimento de R$ 100 milhões. Os recursos foram utilizados na modernização e ampliação da capacidade de tratamento da ETE Tijucal, na implantação de novas redes coletoras de esgoto doméstico e na construção de 10 novas estações elevatórias (responsáveis por conduzir o esgoto coletado até a estação de tratamento).

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 565 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.